Postarei gradativamente - cada dia alguns tópicos

No Dizer de Jesus, "amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a sí mesmo, sintetiza todas as Leis e os profetas". Quantos de nós seguimos?

Se nessa existência não ancansei as metas almeijadas, deixo escrito meus erros; quem sabe assim, sirva ao menos de 'espelho'.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Luzeiro da razão: para se chegar ao pico da montanha

Mais que o ouvidizer, conhecer de perto os infortúnios de outrem, aumenta a probabilidade de acender no íntimo, o luzeiro da razão.

Falar de virtudes é salutar, bem difundí-las mais ainda, porém, praticá-las, é a melhor forma de incentivo a outrem também fazê-lo.

Aprofundar-se em compreender as lamúrias alhêias, aflora no íntimo, a repulsa a tirania de quem para tais corrobora.

É deveras contra-senso, sejam quais sejam os motivos, tentar relativar os absolutos, e, absolutizar os relativos.

Amigo Jesus: se n'algum momento eu venha a tentar obstruir a caminhada de um só meu semelhante, antes, obstrua o meu intento.

Liberdade é algo tão sublime, que a Natureza concede-nos a todos como primícia, a liberdade de pensar.

Uma das formas eficazes de não esquecermos nossa verdadeira essência do ser, é perceber quando em frente ao espelho, os nossos desafetos.

Quando vejo alguém do 'sistema' persegindo algum dos 'comuns', penso: justamente quem deveria proteger-los, faz o papel de carrasco.

Ao chegarem ao poder, alguns homens governam ao seu bel-prazer, imaginando sêrem 'deuses'. Já há outros, que não imaginam; teem certeza de ser-los.

Ninguém se iluda se praticando atos que venham a prejudicar embazado no xavão "o tempo tudo apaga" porquê a história é implacável e cobrará o preço com juros.

A exemplo da luz que não se suja mesmo quando adentra o lamaçal, aprocheguar-se dos 'caídos' no intuito de reerguê-los, nao significa desviar-se do caminho certo.

Quando não se logra êxito após algumas tentativas, não deve-se desistir do intento. Mas deve-se, fazer uma pausa e repensar meios de se conseguir-se.

Não fazer o mal é deveras, uma forma de ser pacífico. Mas fazer o bem, é uma forma de ajudar, na construcção da PAZ.

Para se chegar ao pico de uma montanha, mais fácil, se sobe-se por estradas esstreitas e tortuosas, do que em linha reta. Não nos torturemos pois, com os contra-tempos que enfrentamos.

Há beleza no orvalho/ Há beleza numa flôr/ Há quando surge o Sol/ Com todo seu explendor/ Convidando-nos a'espargir/ Por todo canto o amor/ Sejamos pois mensageiros/ Por todo canto que for.

Que os sonhos são os combustiveis da vida, acredito seja concenso geral. Mas, as grandes transformaõees do porvir, sequer foram ainda sonhadas.

Se tenho o hábito de vez em quando escrever palavras soltas, é porquê se deixa-las no 'ar' o vento leva; se escritas, o tempo as guarda.

Um comentário:

  1. Na atualidade onde a violencia reina na midia, é muito bom saber e ler algo que ajuda atirar licoes no erro de alguem o qual pode ser um dos meus.

    um abraco Nubia Lima

    ResponderExcluir